Skip to content

Expurgo, por Sofi Oksanen.

Uma das maiores sensações literárias na Europa, este belíssimo e fascinante romance de de Sofi Oksanen destaca a autora finlandesa de origem estoniana como uma das mais promissoras vozes da nossa geração. Fenômeno de vendas nos países escandinavos, com mais de 200 mil exemplares vendidos na Finlândia, Expurgo alcançou os primeiros lugares de diversas listas na Europa, onde foi adaptado para o teatro e teve os direitos negociados para o cinema.

Traduzido para mais de 40 países, foi o primeiro romance a conquistar os dois prêmios mais prestigiados da Finlândia — o Finlândia Award (2008) e o Runeberg Prize (2009) —, além do Nordic Council Literature Prize (2010), mais importante prêmio concedido pelos países nórdicos, e o Le Prix du Roman FNAC, prêmio francês que pela primeira vez contemplou um autor estrangeiro, entre outros.

Aclamado por sua corajosa desconstrução da história, sua sensibilidade psicológica e pelo comovente retrato da mulher e da experiência feminina com a perda da liberdade, Expurgo é um drama repleto de tensão sobre duas mulheres de diferentes gerações unidas por suas próprias histórias de mentiras, desespero e medo e um passado trágico em uma região subjugada pelo terror soviético.

No dia em que a velha e solitária Aliide encontra a jovem Zara encolhida no quintal de sua casa, em um vilarejo rural da Estônia, segredos inconfessáveis e tragédias pessoais emergem de seis décadas de história do país, da subjugação pelos nazistas e a ocupação soviética, até os caóticos anos que se seguiram ao colapso da URSS. Isolada, em meio a ervas secas e potes de conservas que produz, Aliide esconde um terrível segredo, que imaginava sepultado com o fim do terror vivenciado. No entanto, o passado volta a confrontá-la com a chegada da amedrontada Zara.

Em 1992, a jovem vive um drama típico de seu tempo. Vítima da violenta máfia russa da prostituição, ela consegue fugir de seus captores e, não por acaso, busca em Aliide proteção. Sob o mesmo teto, as duas mulheres precisam vencer o silêncio, o medo e a desconfiança mútua. Descortina-se aos poucos uma trágica saga familiar forjada tanto por histórias de vidas privadas quanto pela grande História do século XX na Europa.

Com uma narrativa carregada de emoção e suspense, Sofi Oksanen nos conduz a um universo de paixões, culpas, vergonha, traições e escolhas radicais pela sobrevivência nos piores anos da opressão soviética. Ao mesmo tempo trágico e otimista, Expurgo é uma história de resistência.

Uma dura batalha pela resistência individual e coletiva. Através das vidas cruzadas de Aliide e Zara, a autora repassa a trajetória de uma região sucessivamente subjugada e violentada, mas ao mesmo tempo em permanente luta para viver em paz e expurgar o passado.

Obra disponível na nossa lojinha: https://goo.gl/bPgGKy

conheçamais

E-mail para Contato

Nosso WhatsApp

Lojinha Virtual

Nosso Instagram

Página no Facebook

Facebook Comments

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: